sábado, 21 de maio de 2011

1912/Presidente Comissão Monumentos Nacionais

Corria o ano de 1912


29 Fevereiro - Solicita à 4ª Repartição a execução do seu projecto apresentado 3 Dezembro 1908 para alargamento da Rua do Arsenal através de um pórtico semelhante ao da Praça do Comércio, aberto nas fachadas dos prédios do lado norte dessa rua.


11 Abril - É nomeado com o Vereador Alberto Marques para Comissão Organizadora de Recepção Municipal à Missão Francesa liderada por Mascuraud, senador(1905/1926) criador do Comité Republicano do Comércio.


Ventura no seu dia a dia familiar,com a mulher Louise e duas sobrinhas



22 de Maio de 1912, morre sua mulher Louise Audigé, natural de Genebra.

Com a morte da mulher refugia-se em casa e só volta ás sessões da Câmara em Julho.



Carta a seu amigo Teixeira


"Meu querido Teixeira"


Obrigado pela sua carta e pelos seus pezames relativos ao falecimento da minha pobre Luisa, que de saudosas recordações e de lágrimas me traz a lembrança do nosso passado, que só agora depois de perder aquella santa creatura reconheço verdadeiramente o quanto era cheio de felicidade.




Julho -Como Presidente da Comissão dos Monumentos Nacionais da 1ª Circunscrição, vogal do Conselho de Arte Nacional é nomeado pelo Governo para proceder ao levantamento das obras prioritárias a efectuar nos monumentos nacionais, sem quaisquer subsídios ou apoios do Estado.


Escola de Belas Artes, Alfredo Terra em baixo bata cinza, o primo Gilberto Renda ao centro de pá com fato escuro


Gilberto Ventura Terra Renda, sobrinho e afilhado.Vai aperfeiçoar a pintura para Paris, com o subsidio do legado Valmor e o tio Ventura é seu fiador.


Oferece 100$00 para as instalações Sede da Sociedade dos Arquitectos Portugueses.

14 Novembro - Volta a falar na urgência de aprovação pela Câmara um Novo Mercado de peixe e agricula, pois os projectos já estão concluídos.



21 Novembro - Apresenta um programa para concurso de projecto de um palácio a ser construído no Parque Eduardo VII para exposição e eventos.




Casa Artur Prat

Atual Sede Ordem dos Engenheiros

Habitação Unifamiliar.

Avª António Augusto Aguiar nº3 D - Lisboa

Construtor/José de Passos Mesquita

Escultor/Artur Prat

Cantaria/Pardal Monteiro

Serralharia / Jacob Lopes da Silva

Instalação eléctrica / Csa Hermann

Menção Honrosa do Prémio Valmor

Edifício classificado como imóvel de interesse Publico pela portaria nº1/86, Diário da Republica série II de 3 de Janeiro.









Escola Primária de Salvaterra de Magos

Equipamento escolar.

Largo dos Combatentes / Salvaterra de Magos

Subscrição publica aberta pelo jornal "O Século"

Construída












Sem data esta ementa.As ementas nesta casa estavam com orientação de Louise, como esta faleceu a partir desta data não existem mais ementas nesta casa, esta poderá ser de 1912 ou não.Penso que as ementas acabam aqui.

Sem comentários: