domingo, 27 de dezembro de 2009

Ventura Terra/Cavaleiro da Ordem de Santiago

Neste ano Miguel Ventura recebe do governo português o grau de Cavaleiro da Ordem de Santiago de mérito científico,literário e artístico.

























9 Junho/Carta Régia:


"Dom Carlos,per Graça de Deus Rei de Portugal e dos Algarves a Ac, como Grão Mestre ,Governador e Pertepuo Administrador de todas as Ordens Militares do Reino,Faço saber aos que esta Minha Carta virem que,Attendendo ás qualidade e circunstancias que concorrem na pessoa de Miguel Ventura Terra architecto de 3ªclasse do quadro auxiliar do corpo d`engenharia civil(irónicamente arquitecto de 1ºCLASSE em França,nomeado pelo Governo Francês), pela forma distincta por que se desempenhou do serviço de que foi incumbido, da direcção da reconstrução da sala das sessões da Camara dos Senhores Deputados e Querendo dar-lhe um publico testemunho da Minha Real Manificiencia :Hei por bem,Amindo à proposta do Ministro e Secretário d`Estado dos Negócios das Obras Publicas,Comercio e Industria,Nomeal-o Oficial da Antiga ,Nobilissima e Esclarecida Ordem deSão Thiago do mérito scientifico ,litterario e artístico.Pelo que Mandando eu passar ao agradeciodo a presente carta,a fim de poder usar das insígnias correspondentes à referida condecoração como as honras,que lhe são inherentes,Ordeno às Autoridades e mais pessoas, a quem o conhecimento da mesma Carta pertencer , que indo insignada por Mim e referendada pelo Ministro e Secretário d`Estado dos Negócios do Reino ,a cumpram e guardem como n`elle se contem depois de authenticada com o sello das Armas Reaes,(...)Dada do Paço das Necessidades, em nove de Junho de mil novecentos e quatro.

El Rei

Ernesto Rodolfo Hinstze Ribeiro

Logar do slloi das Armas Reaes"

(CARTA,1904:FI.280-280v)

É promovido a arquitecto de 2ªclasse no Quadro do Ministério das Obras Públicas.

Como Presidente Director da Sociedade dos Arquitectos faz as seguintes propostas:
Organização de uma exposição do arquitecto Domingos Parente da Silva-1836/1901-o arquitecto do edifício da actual Câmara Municipal de Lisboa.(esta nunca viria a realizar-se).
Pedido ao Ministro das Obras Públicas,Conde do Paço Vieira para que seja entregue a um arquitecto o trabalho de recuperação do Mosteiro da Batalha.
A eleição como sócio correspondente do Presidente da Associação dos Arquitectos diplomados pelo governo Francês.
Realização de homenagem ao Arquitecto José Luiz Monteiro atribuindo o seu nome a uma avenida de Lisboa.
Tem a iniciativa de levar os membros da ordem a visitar o Palácio das Cortes e ao Palacete Mendonça para verificarem as instalações calorificas.


É vogal do júri em concurso nacional para uma Igreja-Monumento a construir em Lisboa à Imaculada Conceição.Integra a Comissão em Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa dos Arquitectos para junto da comissão promotora apresentar as alterações indispensáveis.


Participa na excursão ao Mosteiro da Batalha.


Junho é o delegado de Portugal (por despacho)para VI Congresso Internacional dos Arquitectos na cidade de Madrid.



Como delegado da Academia Real das Belas Artes é membro júri que atribui o Prémio Valmor.Nesse ano e pela 1ªvez não foi atríbuido qualquer prémio. Menu dia de Reis 6 de Janeiro de 1904

Sopa/ de massa
Peixe/Sardinhas fritas
Carne/perú guisado
Salada/alface
Sobremesa/bolo-rei
Foi copeira Maria Luíza Terra e pintou Gilberto Renda



Menu dia de S.João24 de Junho de 1904
Sopa/arroz
Peixe/bacalhau com molho de hespanhola
Carne/vitella guizada com feijão
frangos assados
Salada/de alface
Sobremesa/ovos queimados com morangos

A Copeira foi a Eugénia e pintou Gilberto Renda

Menu 31 Julho de 1904
Soupe/de legumes au riz
Poisson/merlan à la l`espagnole
Viande/riz de pouleto
roti
gigot
Salade/laitue
Déssert/fruits e gateux

Servante Judith et pinteur Gilberto Renda







1904(Publicação) Casas geminadas de Henrique dos Santos / Arquitectura geminada plurifamiliar / Cascais/Situação desconhecida
1904(Publicação) Cavalariças, cocheiras e anexos de Henrique Bensaúde / Paço do Lumiar-Lisboa /Situação desconhecida.


1904(Publicação) Casa da Condessa de Taboeira / Esta é a Casa onde está Embaixada do Iraque/Rua Arriaga nº9/9A-Lisboa/Cliente -João Cardoso Valente-Condessa de Taboeira-D. Aurora Muñoz Puig Valente /Construtores-Charles Vieilland-Guilherme Francisco Boracho /Construída.






















1904(Publicação)Casa de Júlio Gualberto da Costa Neves/Arquitectura Unifamiliar/Rua Rosa Araújo nº37 Lisboa/Construtor Augusto Carlos da Cunha.



1904(Licença de Construção) Casa Bernardo Pinto Abrunhosa ( Conhecida por Casa Barbot) Casa da Cultura Vila Nova de Gaia/Habitação unifamiliar / Avenida da Republica , nº610-Vila Nova de Gaia /Construída.

Edifício classificado como imóvel de interesse Público . Diário da Republica,Série I,nº47 de 25 de 1982.