sábado, 28 de março de 2009

25 Março 2009 / 2ª Exposição Miguel Ventura Terra

Convite
Arquitecto Ventura Terra (1866-1919)


Esta semana em relação ao nosso Ventura e à família podemos falar em "Grande Acontecimento"





4ªFeira,25 Março pelas 18h a Assembleia da Republica inaugura com grande carinho e cuidado uma muito bela e bem organizada exposição dedicada à vida e obra de Miguel Ventura Terra sem dúvida o melhor arquitecto da sua época.

O Palácio de S. Bento disponibilizou o espaço reservado às recepções dos Chefes de Estado ,oferecendo um magnífico concerto tocado pela Orquestra da Guarda Nacional Republicana, surpreendendo todos os convidados.


Terminado o Concerto o Dr Jaime Gama , fez um exuberante discurso de abertura enaltecendo o Arquitecto e a Pessoa de Ventura Terra referindo-se à sua Obra e em especial ao Palácio de S.Bento ,falando do nosso Parlamento como um dos mais belos da Europa e do Mundo dizendo o Espanto que este causa pela sua rara beleza nos Estadistas de outros países.
Houve emoção nos presentes e um reconhecimento pelo facto de historicamente dar ao nosso tio o valor que a História havia omitido.
Temos que considerar que chegar aqui só foi possível por existir a pesquisa e a Exposição de Esposende que a Calmara apoiou no tão qualificado trabalho da Lurdes Rufino e da sua equipa.
A Exposição está dividida em:
1-Piso térreo /Vida ,Percurso Escolar e Profissional (estão fotografias,objectos pessoais,trabalhos académicos da Escola de Paris,mostrando a sua participação da 1ªVereação Republicana â Câmara de Lisboa).
2-Átrio Principal/Fotografias e Projectos de Ventura Terra que fazem parte do nosso património e da paisagem.
3-Escadaria Nobre do Palácio / Projectos,desenhos e maquetas de obras emblemáticas.
4-Sala dos Passos Perdidos/ Toda a intervenção no Palácio das Cortes (fotografias,maquetas,desenhos,plantas e documentos.




Sala das Sessões completamente remodelada,adaptada à mais recente tecnologia,mas fiel à traça de Miguel Ventura.
1-Sistema de votação com toque de ecrã.
2-Telas de projecção multimédia para apresentação ponteiro electrónico .
3-Plasmas de grandes dimensões onde se pode ver o decorrer dos trabalhos
4-Sistema elevatório de púlpito orador.
5-Cada posto de trabalho tem ecrã táctil elevatório e computador.
6-Novo sistema de iluminação.
7-Novo sistema AVAC.
8-Cablagem informática ,comunicações ,sistema áudio/vídeo,votação electrónica e eléctrica.
9-Bancadas e zonas de trabalho.
10-Estrutura metálica para soalho e bancadas.
11-Vidros laminados na clarabóia.
Foi-nos oferecido um cocktail numa das imponentes salas do Palácio onde 60 sobrinhos de Ventura se misturavam com outros convidados e organizadores.As varandas de S. Bento recebiam alguns fumadores...onde o ambiente acolhedor e a atmosfera quente faziam a nossa delícia.
A partir de 26 Março até 31 Julho podemos ver gratuitamente a Exposição e o Palácio com visitas guiadas.
2ªe3ª/10h,11h,15h,16h.
4ªe5ª/15h,16h
Sábados e feriados/10h,11h,15h,16h.
Pessoas envolvidas:
Jaime Gama,Adelina Sá Carvalho,Teresa Xardoné,Rui Costa,Maria de Lurdes Rufino,Fernando João Couto e Cepa,Emília Vilarinho,Teresa Fonseca,Manuela Ferrão,Susana Oliveiras,Cátia Mourão,Isabel Marques,Ana Isabel Ribeiro,António Cardoso,Armando Malheiro da Silva,João Paulo Martins,Leonor Ferrão,Raquel Henriques da Silva.

domingo, 22 de março de 2009

Paris 1892

Obtém mais um ano de pensão do Governo Português para concurso de Arquitecto de 1ª Classe

4 Fevereiro 1892/ 1ª Menção no Concurso do Projecto de Arquitectura " Palácio da Associação Geral de Estudantes."
























Também é desclassificado de um concurso por exceder em três metros as indicações do projecto " Habitação no campo de um autor dramático." Este trabalho foi muito elogiado.


4Agosto Obtém Menção no projecto de " Uma Bolsa e um Tribunal de Comércio para uma Grande Cidade Marítima ."( trabalho de 7 Julho)







Paris 1891 Continuação

Monumento a Adolphe Alphand ( Director de Obras Publicas da cidade de Paris e das obras da Exposição Universal de 1889)
Ornamento Modelado:
1ªMenção 7 Julho 1891
Participa em 4 concursos Arquitectura , Escultura e Pintura.
Desenho de Modelo Vivo :
1ªMenção a 1 Dezembro 1890
2ªMedalha a 5 de Maio 1891
1ªMenção 7 Julho 1891
Ventura quer continuar os estudos em Paris e tornar-se "Arquitecto de 1ªClasse Diplomado pelo Governo Francês"

Carta dirigida 5 Abril 1891
"Agora que estou no quinto ano da minha pensão , e segundo as instrucções que aí me foram dadas , devo submetter a approvação do Conselho Superior dessa Academia o programma de um projecto que deve constituir a minha ultima remessa.-Não me quero opor de modo algum a execução d´esta parte , d´aquellas instrucções , no entretanto vou pedir a V. Ex.ª a fineza de propor aos seus ez.mos collegas d´essa Academia o seguinte :-Tenciono prolongar os meus estudos de Architectura , na Escola de Paris até a obtenção do título de Diplomado pelo Governo Franc~es. Para lá chegar preciso de obter 11 valores em 1ª classe de Architectura ,tendo depois a fazer o projecto do Diploma , cujo programma elaborado por cada concorrente deve ser anteriormente apresentado e approvado pelo Conselho Superior da Escola de Paris.
Este projecto satisfaria certamente ao meu programa de 5ºano , se n`essa Academia me quizesse permitir que a última remessa seja feita quando terminar o curso.-Não posso precisar essa época que depende só das recompensas que obtiver na Escola , porém , sendo dado que nos seis mezes que decorrem desde que estou em 1ªclasse , obtive quatro primeiras menções em Architectura o que corresponde como V. Ex.ª sabe a quatro valores , pode muito acontecer que de agora a um anno tenha obtido os 11 valores necessarios para poder fazer o Diploma. Para fazer este ultimo são necessarios seis mezes , que equivale que só de agora a dezoito mezes poderia fazer a minha ultima remessa a essa Academia.-Obserquear-me-ha muitissimo dizendo-me o que V. Ex.ª e os seus collegas pensam a este respeito porque se esta minha proposição ahi é regeitada , procurarei dar rigoroso cumprimento ás minhas instrucções ."

EM ACTA DE 11 ABRIL 1891 NA ACADEMIA PORTUENSE FOI REFERIDO O SEGUINTE:

"Depois d` alguma discussão e de varias perdiciosas observações expendidas pelo Ex.mo Snr Inspector com as quaes todos concordaram , decidiu-se que se lhe respondesse felicitando-o pelas distincções obtidas: mas que tendose a Academia arrependido de ser indulgente com alguns pensionarios , e ter isso dado logar a abusos que a teem desgostado , havia resolvido exigir sempre o rigoroso cumprimento das instrucções que acompanhavam sempre os ditos pensionarios :-que ele podia em tempo competente enviar um dos melhores projectos que até essa epoca necessariamente tenha de executar , e que attendendo a sympathia que tem sabido grangear pelo rigoroso cumprimento das suas obrigações e recto procedimento , esta Academia não tem duvida alguma em pedir ao Governo que lhe prorrogue a pensão até poder alcançar o desejado diploma."
Em Setembro está em Seixas e a 5 Outubro regressa a Paris.