domingo, 31 de maio de 2009

A Magia de Seixas/ Ano de 1898

14 de Julho de 1898 ... o Centro do Mundo..
.De regresso às origens ,no dia do seu trigésimo segundo aniversário Ventura ,em SEIXAS festeja e posa para a fotografia com a mãe,os irmãos ,cunhados e os seus 12 sobrinhos:Alfredo,Ruth,Lúcia,Eugénia,António,Victória,Gilberto,Judite,Palmira,Luiza,Guilhermina e Domingos.A Arquitectura fluía na sua vida e com ela uma integração como profissional competente, cidadão atento e familiar exemplar.
Talvez tenha sido o ano que se tornou Maçom.Corriam as comemorações do Quarto Centenário da Descoberta da Índia .
No Programma Official fizeram uma Grande Edição Autographica dos Lusiadas de Luiz de Camões.Também Ventura escreveu pelo seu punho e assinou um canto como se pode ver na cópia. O original está na Sociedade Portuguesa de Geografia .
















__________________________________________________________________ Casa de Domingos Luiz Terra

Pedido de alinhamento 1898/Casa de Domingos Luiz Terra/Lugar do Sobral-Seixas-Caminha.
Como podemos ver na foto esta residência que pertenceu ao seu irmão Domingos,sofreu um violento incêndio que a destruiu substancialmente e ao magnifico espólio que ela possuía.
___________________________________________________________________
O TORREÃO
Moradia de Férias de Miguel Ventura Terra





Pedido de Alinhamento 1898/Casa de Miguel Ventura Terra/Arquitectura Civil/Habitação Unifamiliar/Lugar do Sobral-Seixas-Caminha.
O Torreão é a casa mais alta ,mais bem situada e a mais bela de Seixas.Sem ter grandes dimensões tem uma zona social no rés-do-chão com vistas para Santa Tecla numa sensação única de vermos a água envolvendo tudo como se em um ilhéu estivéssemos.

Cada andar é uma suite ,o último tem solário e uma visão de 360º.

"O aniversário da Proclamação da Republica foi ruidosamente festejado pelos senhores Alfredo José Nogueira,Domingos e Ventura Terra que engalanaram as suas casas com bandeiras nacionaes,queimando durante o dia grande quantidade de fogo(...),à noite,viram-se estas casas iluminadas exteriormente destacando-se uma surpresa de agrado para o povo que,da estrada a contemplava,a casa do Snr Ventura Terra,a que apresentav na sua elevada torre uma bem disposta iluminação electrica de festivo efeito."
10 Novembro solicita licença de 120 dias de todas as funções de Arquitecto de 3ªClasse no Quadro das Obras Publicas e Minas para se dedicar ao Projecto de Santa Luzia,trabalho que lhe foi entregue pelo Dr Dias Pereira,Governador Civil de Viana do Castelo.
Obtém 4 votos nas eleições para os orgãos directivos do Grémio Artistico,não sendo eleito.
Terra com Adães Bermudes e Álvaro Machado tratam da iniciação da Ordem dos Arquitectos,comunicam por escrito ao maior número de colegas nos diferentes pontos do país.