sábado, 18 de abril de 2009

1894/Morre o pai João Bento Terra/Recebe Diploma de Arquitecto de 1ªClasse em França

Muito abalado, Miguel Ventura assiste em Seixas à morte do seu querido pai , João .
Família invulgarmente unida . Os filhos edificaram um Jazigo com o nome do Patriarca "João Bento Terra" para toda a descendência "Terra".


Em homenagem ao pai também fizeram uma foto, foi o irmão António que no laboratório ,uma divisão da casa que destinava à fotografia , utilizando as seguintes palavras:

Reprodução de um grupo e Eufrásia feito a 22 de Agosto de 1894 por A.J.Terra para oferecer as pessoas da família como recordação saudoza de um pai tao querido que deixou o mundo abençoando a família. A.Terra

Com o seu amigo Teixeira faz maqueta do Monumento ao Infante D.Henrique para a Exposição Industrial e Agricola em Vila Nova de Gaia.Ornamenta de um modo tão original o carro alegórico para a mesma exposição ,obtendo toda admiração e grande sucesso , colabora com a secção de Belas Artes expondo trabalhos dos jovens da época como por exemplo Soares dos Reis,Teixeira Lopes. No dia da Inauguração começaram a erigir o monumento sendo feita de imediato uma subscrição para o mesmo.Ventura oferece a arquitectura da base.Obtém com o seu amigo Teixeira uma coroa de louros e cravos e um anel em ouro,esmalte e pequenas esmeraldas com motivos Manuelinos.
Outubro/Por sua influencia seu mestre Victor Laloux é nomeado por Carta Régia Comendador da Ordem de Cristo.
14 Dezembro/Recebe o Diploma de Arquitecto de 1ªClasse do Governo Francês.Como prova final apresentou "Palácio de Justiça para Lisboa".
Carta da Academia Belas Artes Porto a Miguel:
"Ex.mo Amigo e Snr.Miguel Ventura Terra
Tive o prazer de receber pela sua carta de 17 do corrente mez a boa notticia de tão distinctamente haver completado o curso d`Architectura de primeira classe diplomado pelo Governo Francez.
É uma honra para quem o obteve e para esta Academia de quem V.Ex.ª foi distincto alunno, e da qual mereceu sempre as maiores simpatias pelo seu talento , assiduidade ao estudo e irreprehensivel procedimento.
-O Ex.mo Conde de Samodães , como Inspector , eu e todos os meus collegas o felicitamos com todas (?).Qualquer d`estes dias participar-se-ha ao Governo este belo resultado ,e agradecer-lhe o ter concedido a V. Ex.ª mais um anno de pensão , sem o que não seria possivel verificar-se o facto que honra o Paiz e o Governo que concorre para um fim de tanto interesse publico . Deus guarde V. Ex.ª Academia Port. de Bellas Artes 28 de Dezembro de 1894=Ex.mo Snr. Miguel Ventura Terra-Thadeu Maria d`Almeida Furtado , Secretario.