A maior obra da carreira de Ventura Terra e também a mais importante OBRA PÚBLICA realizada em Portugal num espaço de 150 anos CONTINUA...
Ventura torna-se o arquitecto de maior dimensão após um período onde reinava a estagnação, elevando o seu trabalho e a Arquitectura em Portugal a paralelismos europeus e mundiais.
Escreve a Teixeira:
31 de Julho/Em carta dirigida a Teixeira Lopes mostra -se preocupado no atraso da realização das estátuas e das esculturas que tem a seu cargo executar e afirma "Já me foi dito - que provavelmente se ai tratar de arranjar um retrato pintado de El-Rei para a minha sala da Camara - visto já não ser possivel fazer-lhe a estatua , em marmore de carrara !
Imaggina quanto me contrariou o ouvir falar em tal cousa - quando eu tenho sempre tido e sustentado grande empenho em pôr ali uma estatua - pois que o retrato pintado destroe-me consideravelmente a architectura.
(...) Tenha paciencia - mas trate-me dìsto - senão temos grandes desgostos".
Lisboa 22 Agosto 1902
Meu caro Teixeira
Recebi a sua carta e sinto algumas cousas que n`ella me dis
_Em primeiro logar - a pragmatica obriga a ter na sala das sessões dos deputados o retrato d`El Rei - em pé e corpo inteiro-, e em segundo logar outra cousa que não seja uma estatua - não representa o meu pensamento que já lhe expus- e que é de conseguir com o decorrer dos annos uma colecção de estatuas uniformes dos nossos reis como existe nos outros paises -
17 Setembro/O Engenheiro director da Direcção das Obras do Edificio das Cortes propõe ao Conselheiro Director Geral de Obras Públicas e Minas que lhe sejam dadas ajudas de custo diárias , que são autorizadas em despacho de 22 Setembro , fundamentando assim o meu pedido:
De conformidade com a informação verbal que ha dias apresentei a V. Ex. ª,tenho a honra de propor que a favor que o architecto de 3ª classe , Miguel Ventura Terra me seja permittido fazer procurar mensalmente o abono diário de ajuda de custo desde 1 de Julho , preterido até 31 do proximo mez de Dezembro . É certo que os vencimentos actualmente percebidos pelo referido architecto são os maximos expressamente fixados na lei , considerando porem as condições tão extraordinarias que concorrem na obra ( Reconstrução da Camara dos Senhores Deputados ) onde o referido architecto está servindo na qualidade de chefe de secção (auctor do respectivo projecto ) , e considerando que o abono proposto , e até outros superiores , teem sido concedidos em circunstancias analogos , julgo plenamente justificavel a minha proposta.
Deus Guarde V. Ex.ª
Lisboa 17 de Setembro de 1902
Ramalho Ortigão (Arte Portuguesa)
"Foi na qualidade de arquitecto português , de terceira classe , com um ordenado mensal , liquido , de 29$400 réis , mais uma gratificação extraordinária de 5$000 réis , ou sejam oito vinténs e meio por dia , que Ventura Terra , arquitecto de primeira classe em França , diplomado do Governo francês , ao cabo de um longo curso brilhantemente assinalado pela conquista de sete medalhas e de vinte e oito menções honrosas , delineou e construiu em Lisboa o Palácio da Camara do Deputados , o mais importante , o mais grandioso , o mais belo de todos os recintos portugueses edificados durante o periodo dos ultimos cem anos!"
Colabora nos estatutos da Ordem dos Arquitectos juntamente com Adães Bermudes , Ascenção Machado , Dias da Silva e Rosendo Carvalheira.
1902/Associação Protectora da Primeira Infância/Arquitectura de Equipamento de Instituição Assistêncial/Largo do Museu da Artilharia nº 2 Lisboa /Construtor José de Passos Mesquita/ Construído.
Ainda em funcionamento alberga as centenárias e belíssimas encovadoras de ferro lacado , talvez vindas de França . Ainda existe a vacaria que na altura tinha como função produzir leite para alimentar as crianças. Vale uma visita.
1902/ Jazigo Família José Joaquim Nogueira / Arquitectura funerária / Cemitério de S. Pedro de Seixas/ Construído.
1902/Comissão presidida pelo Dr António Carlos Botelho Moniz /Equipamento comercial administrativo e serviços / Balneário /Setúbal / Demolido.
PRÉMIO VALMOR 1909
1902/Henrique José Monteiro Mendonça / Arquitectura civil-Palacete/Avenida Marquês de Fronteira nº18-20-Lisboa / Construtor Raphael da Silva Castro / Construída.
Esta é a sede MBA da Faculdade de Ecónomia da Universidade Nova de Lisboa.
Escultor-Jorge Pereira/ Ceramista-Rafael Bordalo Pinheiro/Carpinteiro-José Pedro Santos/Dourador-Manuel João da Costa/Estuques-Cruz&Franco/Cantaria-José António d´Almeida e Pardal Monteiro/Serralharia-Jacob Lopes da Silva.
Aquecimento-Jacquemet,Mesnet&Cie. de Paris.
PRÉMIO VALMOR 1909
1902/Casa d0 General Adriano Augusto de Pina Vidal/Arquitectura civil-Habitação familiar./Avenida dos Bombeiros Voluntários , Monte Estoril-Cascais/Construtor José Gomes Militão/Situação desconhecida.
1902/Prédio de Miguel Ventura Terra/Arquitectura civil / Habitaçaõ plurifamiliar/Construído.
NESTA CASA VICTÓRIA TERRA COMEMOROU OS SEUS 83 ANOS , EMENTA DESENHADA DOR GILBERTO RENDA.
BERGER QUE PERTENCEU A ESTA CASA.
VENTURA,LOUISE E AS SOBRINHAS.
PRATAS DA CASA/TOALHA ADQUIRIDA EM PARIS.
1902/Casa de Jacinto Candido/Arquitectura civil-Habitaçaõ unifamiliar/Rua de Arriaga-Lisboa/Demolida.
Escultor-António Teixeira Lopes.
Azulejaria-Fábrica das Devesas.
PRÉMIO VALMOR 1903NESTA CASA VICTÓRIA TERRA COMEMOROU OS SEUS 83 ANOS , EMENTA DESENHADA DOR GILBERTO RENDA.
BERGER QUE PERTENCEU A ESTA CASA.
VENTURA,LOUISE E AS SOBRINHAS.
PRATAS DA CASA/TOALHA ADQUIRIDA EM PARIS.
1902/Casa de Jacinto Candido/Arquitectura civil-Habitaçaõ unifamiliar/Rua de Arriaga-Lisboa/Demolida.
1902/Prédio de Joaquim dos Santos Lima/Arquitectura civil-habitaçaõ plurifamiliar/Avenida da Republica nº46-46A,Avenida Elias Garcia nº62-Lisboa/Construído.
19027Casa de José Joaquim Migueis/Arquitectura civil-Habitação unifamiliar/Avenida António Augusto Aguiar nº134-Lisboa/Demolida em 1997.
Sem comentários:
Enviar um comentário